VITAMINA D
03 de September de 2018

VITAMINA D

• Prevenção

Tomar aquele solzinho pela manhã ou no final da tarde não é importante pura e simplesmente pra manter uma cor saudável. Na verdade, a própria cor saudável na pele é indício de muitos fatores além do estético.

Todos nós, em algum momento, já usamos da Vitamina D como pretexto para dar aquela saidinha ao sol. Mas você entende exatamente o motivo disso, o que é a Vitamina D e para que ela serve?

A principal função dessa vitamina é melhorar e aumentar a absorção de Cálcio no nosso organismo, consequentemente torna-se indispensável para a saúde dos ossos e dentes… Mas o que poucos sabem é que ela também é muito importante na prevenção de doenças como a obesidade e o diabetes, agindo como um hormônio e mantendo as quantidades adequadas de outras substâncias presentes no nosso sangue.

Proporcionais à sua importância são os sérios sintomas e prejuízos que sua falta ou excesso no organismo traz. No caso da falta, os problemas envolvem o enfraquecimento dos ossos, dor e fraqueza muscular e, em casos mais sérios, até a osteoporose em idosos e o raquitismo em crianças; No caso de excesso, o aumento do cálcio na corrente sanguínea pode ocasionar o desenvolvimento de pedras nos rins e sintomas desconfortáveis como náuseas, vômito, coceira na pele e nervosismo.

Por esses e outros motivos é muito importante absorver as quantidades necessárias e corretas da Vitamina D, e isso não precisa acontecer apenas pela exposição ao Sol: ela também é encontrada em frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, leite e derivados. De qualquer forma, como seu excesso também é prejudicial, fica claro que é sempre indispensável manter seus exames em dia e saber a real necessidade de complementação ou não dessa substância no nosso organismo.

A visita periódica ao médico também se mostra importante quando lembramos que várias doenças - algumas delas muitas vezes diagnosticadas erroneamente ou que nem sabemos que portamos - prejudicam a absorção e ação dessa vitamina tão importante, como pacientes com insuficiência renal, doença celíaca e Crohn.

Para garantir, visite seu médico da família e mantenha seu check-up sempre atualizado. Conversar com eles sobre sintomas que muitas vezes não notamos ou que acreditamos serem sintomas normais pode prevenir problemas mais graves. Ele é o médico mais indicado para identificar no nosso dia-a-dia questões como deficiências em vitaminas como a D e muitas outras e prevenir os problemas que isso pode nos causar.