Blog

Vacinação contra a dengue
09 de March de 2017

Vacinação contra a dengue

  • Prevenção

Hoje em dia, não se deve pensar em dengue apenas em áreas de risco. A doença é cosmopolita e atinge qualquer região da cidade e qualquer classe social. No município de Londrina, as coisas não são diferentes. Apenas em 2017 (até 08/03/17), já foram notificadas 1044 suspeitas de dengue, das quais 17 foram confirmadas, 438 descartadas e 589 aguardam resultados de exames

Em julho de 2016, a ANVISA liberou a Dengvaxia para comercialização. Produzida pelo laboratório Sanofi-Pasteur, esta vacina contra dengue utiliza o vírus da febre amarela para carrear os antígenos dos quatro tipos de vírus da dengue. E em agosto, o município iniciou a campanha de imunização contra a Dengue, disponibilizando 120 mil doses para vacinar a população alvo (15 a 27 anos), mas apenas 35 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina.

Na última sexta-feira, 03/03/17, o município iniciou nova campanha de vacinação, agora com 135 mil doses, para continuar o esquema em quem já iniciou (aplicar a 2ª dose) e para iniciar naqueles que não compareceram no ano passado.

A fim de ampliar a adesão à campanha contra a Dengue, a Secretaria de Saúde disponibilizou um formulário para que empresas e instituições interessadas solicitem equipes de vacinação. O pedido pode ser feito aqui.

Procure uma unidade de vacinação próxima à sua residência. Não deixe esta chance passar, proteja-se contra esta perigosa doença.

PERGUNTAS FREQUENTES

Para quem está indicada?

Para pessoas de 9 a 45 anos. Fora desta faixa, os estudos não comprovaram eficácia.

Como é o esquema?

Devem ser aplicadas 3 doses subcutâneas, com intervalo de 6 meses entre elas.

Qual é a eficácia?

62% das pessoas vacinadas ficam imunes à dengue. Se considerarmos apenas os casos graves de dengue, a eficácia atinge 95%.

Quais as contraindicações?

• Reação a qualquer componente da vacina (dose anterior ou febre amarela)

• Gestante

• Lactante

• Imunodeficiência (congênita, adquirida, medicamentosa)

• Fenilcetonúria

Quem já teve dengue pode tomar?

Sim, pode tomar. Aliás, nas pessoas que já tiveram dengue, a eficácia da vacina é ainda maior.

Quem deve esperar para tomar?

  • Quem estiver com febre (esperar até a resolução)
  • Quem tiver recebido transfusão (esperar pelo menos 90 dias)
  • Quem tiver recebido outra vacina (esperar pelo menos 30 dias)

Pode ocorrer alguma reação adversa após a aplicação?

Sim, as principais são cefaleia, dor no local e mialgia. Febre pode ocorrer tardiamente (por volta do 14º dia).

Existe na rede pública?

Sim, Londrina recebeu 135 mil doses para vacinar a população de 15 a 27 anos (faixa etária que mais apresenta dengue). Além do atendimento nas Unidades de Saúde (UBSs), a vacinação ocorrerá em escolas estaduais, universidades e terminais de ônibus.

Dr. Adriano Brandão
CRM 17.468/PR