Blog

Doença Celíaca
05 de April de 2017

Doença Celíaca

  • Doenças

Existem algumas doenças que são desencadeadas pelo contato do organismo com o glúten, uma substância presente em muitos dos alimentos do dia-a-dia. São conhecidas coletivamente como doenças relacionadas ao glúten, e incluem a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. A doença celíaca é a mais complexa delas, pois além da ampla quantidade de sintomas, o atraso em diagnóstico pode levar a consequências irreversíveis.

O que é a doença celíaca?

A doença celíaca é uma condição que prejudica a capacidade do organismo de algumas pessoas de digerir alimentos que contêm uma substância chamada glúten. Ele machuca a mucosa intestinal e a impossibilita de cumprir o seu papel: absorver os nutrientes dos alimentos.

O que é o glúten?

O glúten é um composto de proteínas de armazenamento presentes dentro dos grãos de alguns cereais. Quando adicionamos água, essas proteínas formam pontes entre si e deixam a mistura mais elástica e resistente. Interessante lembrar que a palavra glúten vem do latim e significa cola.

Quais cereais contêm glúten?

Trigo, centeio, cevada e aveia. O composto proteico da aveia tem uma estrutura molecular praticamente inofensiva para as pessoas alérgicas ao glúten, porém, pelo fato de ser processada em fábricas e moinhos que também processam trigo ou centeio, acaba contaminada pelos resíduos destes outros cereais, e por isso é considerada como alimento que contém glúten.

Quais são os sintomas da doença celíaca?

A forma mais leve da doença pode ser assintomática. Mas, mesmo nestes casos, por conta da mal-absorção, doenças carenciais, como a anemia, podem estar presentes.

Nas formas mais típicas, podem ocorrer sintomas mais incômodos, tais como diarreia crônica (acima de 14 dias), perda de peso, dor abdominal e flatulência.

A doença celíaca também predispõe ao surgimento de outras condições, como:

  • Osteopenia/Osteoporose;
  • Anemia ferropriva (por falta de ferro)
  • Diabete melito tipo I
  • Hipotiroidismo
  • Dermatite herpertiforme (lesões vesiculares, muito pruriginosas, com líquido, geralmente localizadas nos cotovelos, joelhos, nádegas, dorso, face, pescoço, tronco e, às vezes, dentro da boca)

Existe um exame para doença celíaca?

Os exames de sangue servem para sugerir a doença e a biópsia para confirmá-la.

  • Exame de sangue: procura de anticorpos contra o glúten. Devem ser realizados quando a pessoa está numa dieta rica em glúten. Se a pessoa estiver numa dieta sem glúten, exames genéticos devem ser solicitados.
  • Biópsia: realizada através de uma endoscopia digestiva alta, verifica se a mucosa do duodeno está danificada.

É importante lembrar que se deve procurar o médico antes de retirar o glúten da dieta. Este cuidado é fundamental para o diagnóstico.

Como se trata a doença celíaca?

O tratamento mais indicado é a suspensão completa do glúten na dieta. Não basta a dieta conter pouco glúten, visto que mínimas quantidades de glúten já são suficientes para estimular a produção dos anticorpos que causarão lesão à mucosa intestinal.

Como o glúten é encontrado no trigo, centeio, cevada e aveia, devem-se evitar alimentos que sejam contenham esses ingredientes, por exemplo: pão, macarrão, massas, condimentos e cerveja.

No início do tratamento, também deve-se evitar leite, queijo e seus outros derivados, pois são alimentos de difícil digestão. O ideal é esperar o intestino se recuperar a fim de poder absorver estes alimentos.

Alimentos que não contêm glúten e estão autorizados:

  • Arroz, milho, batatas, soja
  • Frutas e vegetais
  • Produtos feitos de massas e farinhas com o rótulo “não contém glúten”
  • Vinho e bebidas destiladas alcoólicas

Como vai ser minha vida?

Com duas semanas de tratamento, os sintomas já começam a melhorar. Em poucos meses, o corpo já está recuperado de suas carências nutricionais. Entretanto, a restrição ao glúten é vitalícia. Se ele for reintroduzido na dieta, os sintomas reaparecem. A boa notícia é que atualmente existe um arsenal de alimentos “gluten-free”.

Dr. Adriano Brandão
CRM 17.468/PR