Blog

Cefaléias - A dor tensional
25 de September de 2018

Cefaléias - A dor tensional

  • Sinais e Sintomas

Continuando nossa conversa sobre dores de cabeça, outro tipo de cefaleia é a desagradável Cefaleia Tensional, de frequência semelhante ou até maior que a da enxaqueca.

Sua característica é uma dor de leve a moderada, descrita muitas vezes como a sensação de uma faixa apertando o crânio ou como uma sensação de pressão na cabeça.

O seu mecanismo de dor envolve contração excessiva da musculatura cervical e do couro cabeludo. Apesar disso, assim como a enxaqueca, a cefaleia tensional não apresenta causa definida e os exames realizados vêm todos negativos. O diagnóstico é eminentemente clínico, realizado pelo seu médico de confiança.

Por conta da sua relação com contratura muscular, toda situação que aumente o tônus muscular (estado de contração do músculo) pode desencadear uma crise de cefaleia tensional. Algumas das mais comuns envolvem ansiedade, estresse profissional, bruxismo, excesso de exercícios físicos, postura inadequada, repouso insuficiente.

Com relação ao tratamento, é importante citar que, como ela tem um mecanismo diferente do da enxaqueca, na maioria das vezes os melhores medicamentos para enxaqueca não têm efeito significativo sobre a cefaleia tensional. Por isso, os pacientes costumam responder melhor aos anti-inflamatórios e relaxantes musculares do que aos analgésicos.

Frisamos que não basta instituir o tratamento. É necessário agir sobre o fator desencadeante também. Assim, no caso do bruxismo, por exemplo, o uso da placa durante o sono ajuda bastante a reduzir as crises de cefaleia. Para combater a ansiedade, existem diversos tratamentos que melhorarão a condição de vida como um todo. Para o excesso de exercício físico, converse com o seu treinador pessoal para elabore um treino com menos estresse físico para você. E por aí, vai...

Lembramos mais uma vez que, no caso de crises de cefaleia muito intensas ou que tenham mudado de característica, é primordial procurar o seu médico de confiança a fim de que não deixe passar nada que possa afetar gravemente a sua saúde. O correto diagnóstico e tratamento são as ferramentas ideais para uma vida repleta de qualidade.