Blog

Câncer de Mama - OUTUBRO ROSA
04 de October de 2018

Câncer de Mama - OUTUBRO ROSA

  • Saúde da Mulher

No Brasil, mais de 2 milhões de casos de Câncer de Mama são detectados todos os anos. O número é assustadoramente alto, o que nos mostra como a doença pode ser considerada comum; porém, este aumento também representa uma maior preocupação das mulheres com sua saúde e que conseguem identificá-la ainda no início, quando o tratamento é menos agressivo e com maiores chances de cura. Mas, ainda não é o suficiente!

As causas da doença são diversas: fatores endócrinos, comportamentais, ambientais e genéticos estão envolvidos. Nas mulheres acima dos 50 anos, a propensão ao desenvolvimento desse tipo de câncer torna-se ainda maior. É importante ressaltar que os casos de câncer de mama por fatores hereditários estão entre 5% e 10% dos casos. Essa informação é relevante porque a negativa do histórico familiar pode estimular algumas mulheres a não se preocuparem tanto com o autoexame e com a prevenção.

O diagnóstico rápido é extremamente importante, pois nos casos diagnosticados precocemente - ou seja, nos estágios iniciais da doença - as chances de cura são de até 95%. Além disso, tratamentos iniciados rapidamente são menos danosos ao corpo e á saúde da mulher. Considerando casos mais graves ou diagnosticados tardiamente, os procedimentos vão se tornando gradativamente mais agressivos como a mastectomia radical e tratamentos de radio e quimioterapias.

A campanha Outubro Rosa tem como principal objetivo aumentar ainda mais a difusão de informações, esclarecimentos e estímulos ao diagnóstico precoce, mas esse é um tema que deve ser abordado constantemente. Além da responsabilidade da própria mulher, é muito importante o estímulo de maridos, filhos, pais e amigos para o autoexame e a mamografia, que deve ser feita rotineiramente, principalmente após os 40 anos.

O câncer de mama traz consigo uma série de estigmas, tabus e traumas físicos e psicológicos para a mulher que podem ser evitados fazendo o autoexame regularmente, procurando um médico ao menor sinal de suspeita e garantindo assim um tratamento rápido e mais chances de cura se necessário.

Muitos podem considerar a insistência no assunto danosa, já que se trata de uma doença agressiva e que a repetição pode “assustar” algumas mulheres, mas essa nada mais é que a realidade do problema: o câncer de qualquer tipo é uma doença gravíssima, que pode acarretar diversas complicações incluindo a morte, tem um tratamento agressivo e cujas causas não são facilmente identificáveis.

Uma observação importante a ser feita é a de que, embora o Outubro Rosa seja uma campanha destinada especificamente às mulheres, o câncer de mama pode atingir homens também, pois eles também têm tecido mamário (1% dos casos ocorrem em homens).

O médico de família é muito útil não apenas no diagnóstico do problema, mas também na informação e esclarecimento acerca dele, e auxílio na busca dos melhores exames, especialistas e tratamentos.