Blog

Atenção Básica
03 de December de 2018

Atenção Básica

  • Prevenção

Aproveitando que o tema está em alta por conta da crise atual do Programa Mais Médicos, achamos importante tratar da falta de informação sobre a Atenção Básica.

Estudos realizados em países de primeiro mundo (como França e Canadá, onde a Medicina de Família e Comunidade é muito desenvolvida) mostram que 90-95% dos problemas de saúde podem ser resolvidos pela Atenção Básica, o que gera a médio prazo, diminuição nas filas de atendimentos de especialistas, melhora na qualidade de vida e, claro, diminuição de problemas de saúde que se agravam por atraso no diagnóstico e falta de tratamento.

Mas, o que vem a ser a Atenção Básica? É o conjunto de políticas e serviços de saúde que visam desde a sua promoção, passa pela resolução dos agravos mais frequentes e foca, também, na prevenção de doenças de alto impacto no adoecimento e mortalidade da população.

Assim, fazem parte da Atenção Básica as campanhas de vacinação, estratégias de pré-natal e de puericultura, combate a doenças como dengue e malária, controle de pressão arterial e glicemia e muitas outras condições que possam afetar positivamente a saúde da coletividade.

É certo que, em sua grande parte, a Atenção Básica acaba ficando aos cuidados da Saúde Pública. Mas, engana-se quem achar que é exclusividade do governo e suas esferas. Essas ações são válidas para quaisquer profissionais de saúde (público ou privado, grande ou pequeno centro, médico ou demais membros da equipe).

Como Médico da Família e Comunidade, o Dr. Adriano e seus colegas estudam, pesquisam, convivem e diagnosticam uma infinidade de questões relacionadas a saúde todos os dias. São os especialistas mais indicados para aqueles exames de rotina que nem sempre damos tanta importância, os cuidados com doenças de histórico familiar que podem ser evitadas ou contidas com o devido diagnóstico precoce e também por garantir que tenhamos sempre uma boa qualidade de vida.

Aproveitemos, então, esta crise do Mais Médicos, para refletir sobre a importância de uma saúde focada na Atenção Básica. Que essa publicidade também abra os olhos da sociedade em geral para a importância de um acompanhamento contínuo, que não seja buscado apenas quando existe alguma suspeita ou diagnóstico de doença, mas também para que possamos evitar quaisquer prejuízos para nossa saúde.

Sempre que sugerimos uma consulta para um check-up de rotina, falamos de uma ação tão simples e básica quanto escovar os dentes todos os dias: Uma ação preventiva que evita problemas sérios e melhora nosso dia a dia!