Blog

As Fake News da saúde!
23 de October de 2018

As Fake News da saúde!

  • Prevenção

Quando surge algum problema de saúde a maioria das pessoas logo pensa: Por que eu iria ao médico de família (quase sempre chamado de “clínico geral”) em vez de ir diretamente ao especialista?

Assim como a automedicação já é um fato cultural, o autodiagnóstico também é uma decisão baseada mais no hábito que no conhecimento. É normal sentir uma dor no joelho, por exemplo, e procurar diretamente um ortopedista. Pensamos em problemas mais específicos quando, no caso do nosso exemplo, a dor articular puder ser apenas um sintoma de alguma doença mais abrangente, como uma doença reumatológica!

Segundo o Ministério da Saúde - que, inclusive, mantém um programa muito difundido de saúde da família e atenção primária aos pacientes do SUS - 80% dos problemas de saúde dos brasileiros pode ser resolvido através da atenção primária e, ainda mais importante que isso, o diagnóstico correto e precoce dos 50 problemas de saúde mais frequentes no Brasil permite que mais da metade da demanda média em ambulatórios seja suprida! São números expressivos que exemplificam muito bem a importância de visitas frequentes e check-ups com seu médico de família. No caso de pacientes do SUS, isso resulta em soluções mais rápidas e mais economia no manejo dos atendimentos e tratamentos No caso de pacientes particulares, resulta também em economia com menos consultas, exames, especialidades, já que o paciente pode sair do consultório do Médico de Família diretamente para o consultório do especialista correto, com os exames corretos e um diagnóstico prévio confiável.

A procura mais comum é para solucionar um problema ou suspeita de problema de saúde, mas a importância fundamental do médico de família - aquele, muito conhecido como “clínico geral” - é garantir a manutenção da saúde, não só diagnosticar o que precisa de tratamento.

Precisamos ressaltar como a qualidade de vida aumenta drasticamente quando temos um acompanhamento que garanta tanto o perfeito funcionamento de nosso corpo, quanto a detecção e o manuseio adequado de condições que podem se agravar tardiamente. Isso implica tratamentos que aumentam imensamente as chances de cura com o menor transtorno e trauma possível.

Não confie naquele parente ou amigo que já teve essa ou aquela doença, nem no resultado de sintomas dado pelo Google. Essas são as Fake News da saúde, e quando se trata de saúde é imprescindível não errar! Independentemente da sua necessidade, daquele problema que vem passando ou reclamando e até mesmo - ou melhor, principalmente - para manter sua saúde sempre em dia e sua qualidade de vida impecável, o ideal é sempre procurar e manter seu check-up atualizado com o Médico da Família!